domingo, 11 de maio de 2008

Arthur...




Sempre gostei muito do Arthur da Tavola. Desde a época que ele era colunista do jornal O Globo, na década de 70. Recortava os artigos e os guardava. Depois, quando me saeparei, meu arquivo acabou ficando na casa do meu ex e foi para o lixo. O artigo - que fique claro!

Lembro de um artigo que eu tenho muita vontade de encontrar. Era um que falava sobre o falar/escutar/entender.


Arthur morreu, que pena! Ele era tão culto, tão ético, tão sensível e ético. Mas... faz parte né?

Um sua homenagem, posto um belo texto desse jornalista que nos deixou um legado fantástico de escritos imortais.





A SABEDORIA DAS FLORES

Arthur da Távola



Perfume vem de perfumum , do latim. Quer dizer per+fumum , ou seja, "através da fumaça", no remoto passado já se queimavam flores olorosas, origem do incenso..

Homero chamava o lírio de leirion , da palavra lerios , quesignifica "pálido delicado". Lendas dão o lírio presente no Jardim do Éden,quando a Terra era o Paraíso. Ele teria brotado das lágrimas de Eva ao ser expulsa do Paraíso. O que lhe restava (a ela) de puro, o arrependimento, correndo em forma de lágrimasfez nascer o lírio.. O nome do lírio é Lilium candidum. Cândido quer dizer branco, puro, imaculado. Também é conhecido como Açucena. O nome feminino Lílian vem do lírio, em latim. A propósito do lírio, está nos Cânticos de Salomão: "Minha amada entre as outras donzelas é como a açucena entre espinhos"...

Quando você der cravos a alguém, saiba o significado deles: o amarelo e o rosa querem dizer desdém; o vermelho rajadosignifica extremos de emoção; o vermelho profundo simboliza "o meu sofrido coração"; o cravo rosa indica ousadia; o vermelho erosa quer dizer amor puro e felizardo; o rosa rajado indicarecusa; e o branco e rosa sugere recusa e partida..

Como sei tudo isso? É que nos escassos espaços de lazer ando a ler o delicioso livro "A Sabedoria das Flores" da inglesaKatherine Kear.. Mas, "p'ra não dizer que não falei das flores",outras lembranças me vêm a mente, fora do belo libro. Por exemplo três nomes horrendos para três lindas plantas: barba de barata, fedegoso e pata de vaca . Que injustiça!.

A barba de barata é um lindo arbusto médio, flores eretas,confiantes em si mesmas mas sem arrogância e tem outros nome, alguns bonitos como flor de pavão ou poinciana-anã... Por falar em barba, o povo deu seu nome a várias flores: além dela, existem a barbade bode; a barba de cabra e até barba de serpente... Já viu?

O fedegoso com seu lindo pendão dourado e altivo leva esse nome fedorento. Mas tem outros que quase ninguém conhece: aleluia ("dá" na Semana Santa); corruíra e pau-de-cachimbo . E a pobre pata-de-vaca , boa para o diabetes (a das flores brancas), com as folhas em forma de coração. Coitada. Ganhou esse nome horroroso. E nãotem jeito. O outro é pior ainda: para de camelo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será muito legal saber se valeu a pena vc ter vindo aqui. Me conte...