quarta-feira, 7 de maio de 2008

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, E DAÍ ?


Sandra Braconnot *

Será que alguma vez você se perguntou por que o Cravo Brigou com a Rosa e a Camélia caiu do galho, deu dois suspiros e morreu? E pergunto ainda, indo para outro terreno, será que você quando passeia pelos jardins (passeia?) olha para as flores com um olhar aprendiz e procura aprender com elas? Aprender com as flores? Sim, aprender com as flores...
As flores surgiram no período cretáceo, quando as plantas evoluíram e começaram a florescer. Hoje, 130 milhões de anos depois, as flores vêm sendo utilizadas de diversas formas para os mais variados fins, mas poucos, muitos poucos buscam nessas belas criaturas lições e aprendizados. A princípio pode até parecer estranho, mas as flores - que possuem inteligência e sabedoria - têm muito para ensinar e podem contribuir de maneira bem significativa para a qualidade de vida e para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Para que se possa compreender melhor, primeiro, é preciso refletir sobre o que é Qualidade de Vida. Pense um pouco e responda: ter um bom emprego, ter um excelente salário, ter casa própria, ter carro do ano, ter amigos e ter uma linda família garante uma vida com qualidade? Essas podem ser as conseqüências... A qualidade de vida em questão não passa apenas pelo ter, mas sim pelo ser. Portanto, para que a vida tenha qualidade é preciso antes de tudo ser um bom profissional, ser organizado e equilibrado financeiramente, ser amigo, ser responsável com sua família, ser ousado para mudar, ser corajoso para transformar e ser inteligente para evoluir até ser humano (ou um mano?) de qualidade.
Segundo, temos que repensar o papel das flores em nossa cultura. Será que as flores servem apenas para enfeitar? No Japão, berço dos programas de Qualidade Total, as flores são utilizadas como um caminho para o autoconhecimento, aperfeiçoamento pessoal e um recurso para alcançar o equilíbrio interior. Os lendários Samurais - guerreiros do antigo Japão feudal, que existiram até o fim da era Meij, no século XIX - manipulavam flores como parte do seu draconiano e eficaz treinamento. De lá para cá, muito tempo passou, muita coisa mudou - ou permaneceu igual. Paradigmas foram quebrados e novas tecnologias trouxeram sabores e dissabores. As empresas perderam muros, ganharam alma, consciência e “descobriram” o ser humano/colaborador. A prática (com sucessos e fracassos) comprovou que era preciso bem mais do que oferecer bons salários, cestas básicas, assistência médica entre outros benefícios para aumentar a produção e, conseqüentemente, os lucros. Também - constatou-se - não bastava ensinar técnicas e apontar padrões de comportamento para garantir o bom atendimento e a fidelização dos clientes. Vejamos: Como podemos pensar em “Total Satisfação dos Clientes” sem que os colaboradores tenham e prazer em servir?; Como pensar em “Gerência Participativa” sem cooperação, flexibilidade e respeito?; Como ter uma Liderança Servidora sem líderes humildes, emocionalmente inteligentes e seguros o suficiente para formar novos líderes?; E indo além: como implementar uma Gerencia Ecológica sem ampliar a visão e a consciência ecológica de todos - líderes e liderados? Como pensar em implantar programas de Responsabilidade Social (ou se intitular socialmente responsável) sem respeitar os clientes internos/ externos, consumidores, comunidade, cidade, país e o planeta?
Percebe-se hoje, com clareza, que tudo o que pode melhorar a performance de uma empresa – e do mundo - passa necessariamente por pessoas. E o que se precisa neste momento decisivo para nós e para a nossa mãe Gaia, é que essas pessoas sejam sensíveis, cooperativas, solidárias, éticas, socialmente responsáveis e ecologicamente corretas. E é nesse contexto que se insere a Flores & Seres Comunicação e Desenvolvimento (**) que utiliza em seus programas conceitos biomiméticos e dinâmicas com flores e sementes para estimular a sensibilidade das pessoas, reaproximá-las de si mesmas, dos seus semelhantes, da natureza e do Criador a fim de que possam "polinizar o Belo - expressado nas ações, o Bom - irradiado nos sentimentos e o Bem compartilhado através do amor incondicional. Como a empresa, a flor é um organismo “vivo” e possui vibrações, cores, perfumes e formas que são captados pelo sistema sensorial estimulando diversas áreas do cérebro. Os treinamentos realizados com flores naturais são alegres, agradáveis e possibilitam abordar temas “polêmicos e perigosos” de forma leve e lúdica através de metáforas e analogias entre pessoas/empresas, comportamentos/características e curiosidades das flores, como a antiga “briga do Cravo com a Rosa”. Nos programas de relacionamentos, dinâmicas com flores ajudam a aumentar a autopercepção, a identificação de bloqueios e resistências facilitando a internalização dos conceitos trabalhados. E quando o foco é a equipe, o prazer do resultado alcançado (ou a reflexão do porquê do fracasso) se transforma na prolífera semente da cooperação.
As flores têm muito a ensinar. Com a ajuda delas, cada pessoa pode (re) descobrir sua sensibilidade, (re) aprender a valorizar o Belo, optar pelo Bom e pelo prazer de fazer, deliberadamente, o Bem. Quando as pessoas transcenderem as razões da briga do Cravo com a Rosa e passarem a agir cooperativamente os conflitos poderão ser reduzidos, a qualidade na vida, melhorada e seres humanos de qualidade começem a cantar:

O CRAVO AMOU A ROSA

A ROSA AMOU O CRAVO

O CRAVO FICOU MAIS FORTE...

E A ROSA MAIS PERFUMADA...


Ps: Ficou curioso? Entre em contato conosco. Terei o maior prazer em te contar porque o cravo brigou com a Rosa.

(*) Sandra Braconnot - Jornalista, facilitadora, palestrante, pesquisadora da flora brasileira. e coordenadora da (**) Flores & Seres Comunicação e Desenvolvimento.- visite os sites:www.sandrabraconnot.com e http://projetoflor.sites;uil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será muito legal saber se valeu a pena vc ter vindo aqui. Me conte...